Mudanças na renovação da CNH
Dicas

Mudanças na renovação da CNH – Curso e prova teórica serão obrigatórios para renovar a CNH

Renovação de CNH deve ficar mais cara a partir junho deste ano

Resolução do Contran faz mudanças na renovação da CNH e já valerá neste primeiro semestre do ano.

Mudanças na renovação da CNH

Motoristas que tiverem de renovar a CNH – Carteira Nacional de Habilitação a partir de junho deste ano já deverão fazer um curso teórico e uma prova, além do exame médico que já era obrigatório.

Uma resolução do Contran – Conselho Nacional de Trânsito , redefiniu a formação de condutores no país através de uma mudança na lei, onde até 5 de junho deste ano, renovar a CNH das categorias A e B (motos e veículos de passeio) exige apenas o exame médico, após esse prazo serão obrigatórios curso e prova teórica.

Mudanças na renovação da CNH
Mudanças na renovação da CNH

Curso de aperfeiçoamento e prova teórica para Renovação da CNH

  • Deverá ser feito ao renovar a CNH a cada 5 anos;
  • Terá duração de 10 horas por aulas e no máximo de de 5 horas por dia;
  • Poderá ser presencial ou à distância;
  • Prova teórica com 30 questões de múltipla escolha;
  • Exigência de 100% de frequência e 70% de acertos no exame;
  • O valor adicional ainda não foi definido e divulgado.

Mudanças na renovação da CNH para motoristas com atividade remunerada

Os motoristas que realizam atividades remuneradas em veículos, como transporte de carga e passageiros, não serão obrigado a passar por esse processo, porém eles deverão passar por outro curso específico, com tempo ainda maior de curso, renovados a cada 5 anos.

Caso o motorista não passe na prova teórica, ele poderá fazer uma nova prova 5 dias depois da divulgação do resultado. Havendo uma segunda reprovação, o condutor deverá passar por todo curso novamente e obviamente pagar outra vez, lembrando que ainda sem definição de preços.

O curso a distância deve ser realizado em no máximo 5 dias, mas a prova será aplicada apenas presencialmente.

Veja também: Produção de carros aumenta quase 30% no Brasil

Segundo informou o Denatran, as mudanças foram feitas a partir de estudos e depois de reuniões com representantes do setor para padronizar a formação de condutores no Brasil.

 

E aí, você concorda com essa alteração na renovação da CNH ou acha que pode ser mais uma forma de o governo arrecadar mais dinheiro do povo brasileiro? Deixe seu comentário abaixo!

Compartilhar e Curtir:

2 Replies to “Mudanças na renovação da CNH – Curso e prova teórica serão obrigatórios para renovar a CNH

  1. ATENÇÃO! ATENÇÃO! ATENÇÃO!

    CONTRAN, Denatran e Detran/RS

    Esta nova lei que determina a exigência de realização de curso e prova por ocasião da renovação da Carteira de Habilitação, além de ser uma medida antipática, arrogante e prepotente, tem fundo arrecadatório para suprir as necessidades financeiras do país (onde o desvio, a apropriação indébita, o furto de recursos públicos foi institucionalizado) e dos Estados. Mais uma vez, e através de novos tributos, o povo terá que pagar esta conta.

    Está na hora destas autarquias pensarem nos profissionais que atuam dentro dos CFC – Centro de Formação de Condutores e determinarem uma melhoria significativa do salário de todos os instrutores – teóricos e práticos. Isto sim seria uma medida simpática, necessária. Porque os donos dos CFC’s estão enchendo os cofres a custa do trabalhador(mais uma vez) sem que estes valorizem seus colaboradores.

    O que precisa ser reciclado é o comportamento, o caráter, a hombridade dos representantes que se encontram no Congresso Nacional (a grande maioria) com ênfase em “honestidade”.

    Mas como isso não acontecerá, nem por iniciativa própria, façamos nós em outubro próximo.

    ALÔ OAB
    Alô doutor Cláudio Lamachia.
    Precisamos de ação jurídica que impeça mais este abuso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *