Dicas de viagem fim de ano / Foto reprodução
Dicas

Boas práticas antes de viajar de carro no fim de ano

O final do ano está chegando e você já deve estar pensando em fazer aquela costumeira viagem de carro com a família, seja para praia, para o sítio ou em um parente que mora fora do estado. Com isso é essencial tomar alguns cuidados com seu carro antes de pegar a estrada, principalmente para um lugar um pouco mais longe do que a sua rotina diária.

Dicas de viagem fim de ano / Foto reprodução
Dicas de viagem fim de ano / Foto reprodução

Nós separamos algumas medidas importantes que devem ser tomadas por motoristas nesse período de festas, confira cada uma delas para não sair por aí dando mancada.

Fazer a revisão geral no carro antes de sair

O ano foi puxado e seu carro te acompanhou pra lá e pra cá, acumulou alguns barulhos estranhos, talvez uns amassados e arranhões também e você não para resolver. Confira antes de viajar, a parte estética pode esperar, mas a mecânica não. Carro cheio e em velocidades maiores que o normal ou até mesmo parado no trânsito por mais tempo, poderá superaquecer, assim como outros pontos importantes da mecânica precisam de revisão.

Deixar os documentos do carro e CNH em dia

Parece simples, mas essa é uma das principais obrigações dos proprietários, que muitas vezes não é levada a sério. Se você está com os documentos do carro atrasados ou com alguma irregularidade na CNH (habilitação), acerte essas pendências antes de viajar ou então não vá, a situação pode piorar.

Planejar o roteiro

Se você já sabe para onde vai viajar e como chegar lá, ótimo! Mas se vai para uma cidade ou estado que ainda não foi, seja prevenido(a) e tenha algumas alternativas em mente. Se for usar um App como mapa, verifique se seu pacote de dados ainda tem uma boa margem antes de acabar.

Para sua tranquilidade, estude quais são os piores horários para ir e voltar em seu destino e evite-os. Confira o tempo de trajeto antes de sair e prorrogue a saída se o trânsito estiver muito cheio. Nas estradas, as próprias administradoras ou rádios locais costumam divulgar os melhores horários de viagem. Geralmente, entre 18h e 22h são os piores horários para sair.

Cuidado com a sobrecarga

Todo carro tem um limite de carga, essa informação pode ser vista no manual. Ele indica quanta carga seu veículo pode carregar, incluindo o peso dos passageiros. Ultrapassar essa medida pode fazer com que seu carro se comporte de maneira perigosa e inesperada, como mudanças de direção e pode também forçar outras partes do carro como suspensão e freios.

Conferir e calibrar o estepe

Talvez faça muito tempo que você não troca um pneu na rua, mas deve lembrar do alívio que foi ter um estepe para usar quando precisou. Por isso lembre-se de calibrar o pneu do estepe antes de sair de viagem, pois rodar com um estepe em más condições, não vai adiantar nada em uma situação desconfortável, caso contrário sua opção vai ser aguardar o guincho.

Conferir se todos estão usando cinto de segurança

Para segurança de toda sua família, confira se o cinto no banco traseiro está sendo usado por todos, além de poder ser multado por alguém não estar de cinto, coloca em risco a vida de todos que não estiverem de cinto, que não é garantia de plena segurança, mas pode salvar uma vida.

Dinheiro em espécie para o pedágio

Levar o dinheiro contado para o pagamento do pedágio não é uma boa ideia, também vale lembrar que cartão de crédito não é aceito nos pontos de pedágio. Por isso sempre leve uma grana extra para evitar contratempos nesse sentido.

Conferir os itens obrigatórios do carro

Faça uma conferência nos itens obrigatórios, como macaco, triângulo, chave de roda e outros equipamentos obrigatórios precisam estar OK no veículo. Apesar de o extintor de incêndio não ser mais obrigatório, cuidado pois tiver um extintor no carro, ele precisa estar na validade, caso contrário você pode levar multa.

Ligar o farol na estrada mesmo durante o dia

Parece não fazer sentido, e talvez não faça, mas ligar o farol baixo nas estradas, mesmo durante o dia, agora é obrigatório no Brasil, mesmo que muitos ainda não lembrem de ligar. É uma infração média, que custa quatro pontos na CNH.

Você pode também optar por usar a chamada Luz Diurna de LED, ou DRL, que substitui o uso do farol baixo durante o dia nas estradas. Confira se seu carro realmente tem esse equipamento. Alguns modelos tem apenas a luz de posição de LED. Nesse caso, o uso do farol baixo ainda é obrigatório. Ainda assim, nos carros com DRL de fábrica, pode ser que a fiscalização não saiba diferenciar, por isso ligue sempre o farol baixo para evitar essa multa.

Compartilhar e Curtir:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *